ÚLTIMAS NOTÍCIAS

HCor aponta aumento de 30% na busca por ajuda para parar de fumar

30 de agosto de 202032980
deixar de fumar
O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e reduz, em média, 20 anos de expectativa de vida do fumante

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas que têm o vício de fumar, além de serem considerados grupos de risco no desenvolvimento de diversas doenças, os tabagistas também são apontados como grupo de risco para o novo coronavírus, por estarem mais suscetíveis a infecções respiratórias. Pelo possível comprometimento da capacidade pulmonar, esse grupo ainda possui mais chances de desenvolver sintomas graves da Covid-19.
Para acompanhar esses pacientes e ajudá-los no processo de cessação do tabagismo, o HCor mantém o Programa Vida Sem Cigarro, que já atendeu mais de 1.200 pessoas desde sua implantação, e viu recentemente a procura por ajuda para parar de fumar subir até 30%, nesses meses de pandemia e isolamento.
Durante o processo para largar a dependência, psicólogos ressaltam a maior resistência dos “fumantes de poucos cigarros”, que fumam até cinco cigarros por dia, e das mulheres, que costumam ter uma relação mais emocional com o vício.

O cigarro é um dos maiores agressores do endotélio (parede de células que recobre os vasos sanguíneos). Essa ação interfere com a produção de uma substância protetora conhecida como óxido nítrico, e faz com que as artérias fiquem mais vulneráveis ao acúmulo de gordura. Há também uma interferência no mecanismo de contração e relaxamento, o que resulta numa maior dificuldade para o sangue circular.

Como a nicotina age no coração de um fumante?

A nicotina vai diretamente para o coração, cérebro e a circulação, além de prejudicar todo o organismo do fumante. Sua ação é exercida pelos sistemas simpáticos e parassimpáticos e, quando a adrenalina é liberada, influencia na redução de consumo de oxigênio, e faz com que o corpo passe a absorver mais colesterol. “A fumaça do cigarro contrai os vasos capilares dos pés e das pernas e, um único cigarro, já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. A cada tragada, ocorre um endurecimento das artérias do fumante, fazendo com que o coração trabalhe mais intensamente”, esclarece Dr. Abrão Cury, cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração).

Veja mais matérias em nosso portal

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br



Newsletter


    Categorias