No próximo sábado (08), o grupo de dança Asili Coletiva realiza oficina gratuita de dança africana. A atividade intitulada ‘Sabou-Fagny’ (significando algo como gesto de bondade) será ministrada pela dançarina e percussionista guineense Mariama Camara. Segundo a artista, a oficina compreende estímulos pedagógicos e performáticos. No primeiro deles, apresenta-se a narrativa histórica, seguida do solfejo do ritmo e o detalhamento da técnica utilizada em cada passo. No âmbito performático, experimentam-se os movimentos corporais, cantos e toques de ritmos de modo que o resultado final seja uma sequência coreográfica. A oficina Sabou-Fagny é gratuita e ocorrerá de modo online. Na sequência, ocorrerá um bate-papo com a artista orientadora.
A aula de dança africana compõe a série de atividades ‘Fortalecendo o Povo Preto’ que tem a curadoria de Breno Andreata, Rafaela Castro e Tatiane Martins. A coordenação artístico-pedagógica é de Felipe Cirilo. As ações visam ampliar a interlocução do grupo com comunidades marcadas por grande presença negra em cada uma das regiões da capital paulistana e, sobretudo, estimular a integração de diferentes pessoas, bairros e regiões.
Mariama Camara adianta que sua oficina abarcará técnicas de aquecimento e alongamento adquiridas em seus estudos nos balés de Guiné; estímulos para coordenação psicomotora associada à musica; consciência extra corporal por meio da audição dos ritmos, observação e imitação das partituras e frases coreográficas do corpo/ritmo da orientadora; e atividades ligadas à expressão corporal e prática de conjunto. A artista aponta que oficina atua ainda na elevação da elevação da autoestima por meio da dança africana, liberação do stress e melhora na qualidade de vida.
A oficina Sabou-Fagny integra o projeto Quilombo das Artes do grupo de dança Asili Coletiva, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Fortalecendo o Povo Preto – Sabou Fagny (dança africana)
Data: Sábado, de 08 de maio
Horário: das 10h às 12h
Inscrições e informações: Instagram do grupo @asilicoletiva
Classificação: Livre
Atividade Gratuita
Veja mais matérias em nosso portal