O nome do bairro vêm do distrito a que pertence, o Carrão, batizado dessa maneira como homenagem feita a João da Silva Carrão, o “Conselheiro Carrão”, ex-presidente da Província de São Paulo.
Havia um caminho por onde gentios circulavam entre Piratininga e Biacica, ou Imbiacica, ( atualmente conhecida por Itaim Paulista, Vila Curuçá e Jardim Helena), que logo começou a ser utilizado pelos bandeirantes, na busca por ouro e mão de obra escrava. Segundo alguns historiadores, essas terras eram parte da Sesmaria de João Ramalho, que com o tempo foram mudando de nomes como Tucuri, Bom Retiro e Chácara Carrão, dando origem aos bairros bem conhecidos atualmente.
A princípio, toda essa região fazia parte do distrito do Tatuapé, e gradualmente foi conquistando sua “independência”, devido a decretos da prefeitura, bem como os atuais distritos do Aricanduva e Vila Formosa.
Em 1990 a Vila Carrão teve sua atual delimitação territorial, determinada no mandato da prefeita Luíza Erundina.
Existe uma grande comunidade nipo-brasileira na Vila Carrão, com milhares de associados, conhecida como Associação Okinawa, que promove anualmente um dos maiores eventos da cidade de São Paulo, compondo o Calendário Oficial de Eventos do Município.
O crescimento desse majestoso bairro tem se dado de forma tão grandiosa, que segundo um levantamento feito pela prefeitura em 2012, o fluxo de sua principal via de circulação e comércio, a Av. Conselheiro Carrão, ultrapassou grandes avenidas de São Paulo, como a respeitável Avenida Rebouças, se colocando entre as 10 mais congestionadas de toda a cidade.
O Carrão abrange os seguintes bairros:
– Carrãozinho
– Chácara Santo Antonio
– Chácara Califórnia
– Chácara Santo Estevão
– Vila Nova Manchester
– Vila Santa Isabel
– Vila Carrão