ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OBESIDADE: Em 8 anos, 7 de cada 10 brasileiros poderão estar acima do peso

29 de janeiro de 202214190
obesidade

O ano de 2030 parece distante, mas dados do estudo “A epidemia de obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS” mostram que daqui a oito anos 68% dos brasileiros poderão estar com excesso de peso, o que significa que sete em cada dez pessoas. No caso da obesidade, 26% dos indivíduos poderão ter o problema.
O estudo, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de várias universidades do Brasil e uma do Chile, registra que a prevalência do excesso de peso aumentou de 42,6%, em 2006, para 55,4%, em 2019. Já a obesidade saltou de 11,8% para 20,3% no mesmo período.
“O excesso de peso e a obesidade vêm aumentando no mundo não por causas individuais. São as causas populacionais da obesidade que vêm mudando. A gente define como causa populacional um conjunto de mudanças especialmente no sistema alimentar que foram ocorrendo a partir das décadas de 1970, 1980 e notavelmente a partir de mudanças da legislação, mudanças nas leis agrícolas, mudanças na legislação quanto ao marketing e ao processamento dos alimentos. São essas questões que foram mudando e que tornaram o problema do excesso de peso e obesidade uma epidemia.”
As causas do excesso de peso e da obesidade devem ser combatidas no âmbito populacional, e não no âmbito individual, para que sejam pensadas estratégias de prevenção mais assertivas, ressaltou o professor.
“[É preciso] continuar focando o problema do excesso de peso e de obesidade, assim como outros fatores de risco, como, por exemplo, o tabagismo. Olhamos para o tabagismo como fenômenos populacionais e propomos estratégias de prevenção. Conseguimos sair de uma prevalência de 30%, 40% de tabagistas no Brasil para menos de 10% hoje. Notavelmente em decorrência das políticas públicas que foram feitas para combater o cigarro como fenômeno populacional e não como escolha individual [como falta de vontade das pessoas de parar de fumar].”
Guia Alimentar
Na visão dos pesquisadores, o Guia Alimentar para a População Brasileira também constitui uma das estratégias para a implementação da diretriz de promoção da alimentação adequada e saudável que integra a PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição).
Os guias alimentares contribuem para a melhora dos padrões de alimentação e nutrição e para a promoção da saúde das populações, já que os hábitos alimentares e as condições de saúde se modificam ao longo do tempo.
Veja recomendações do Guia Alimentar:
• Base da alimentação: alimentos in natura ou minimamente processados, variados e predominantemente de origem vegetal;
• Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar;
• Limitar o consumo de alimentos processados (conservas, compotas, queijos, pães);
• Evitar o consumo de ultraprocessados;
• Comer com regularidade e atenção;
• Fazer compras em feiras e mercados que ofereçam variedades de alimentos in natura e minimamente processados;
• Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias, principalmente com crianças e jovens;
• Planejar a alimentação: desde a compra e organização dos alimentos até a definição do cardápio e a divisão das tarefas domésticas relacionadas ao preparo das refeições;
• Preferir comer, quando fora de casa, em locais que sirvam refeições frescas;
• Ser crítico quanto à publicidade de alimentos, que tem como único objetivo o aumento da venda de produtos.

Fonte: R7/Agência Brasil
Veja mais matérias em nosso portal

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br



Newsletter


    Categorias