Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira(7), que reviu a jurisprudência que permitia prisão de réus após condenação em segunda instância. Com a nova decisão, o STF proibiu prisões de réus condenados em segunda instância para cumprir pena, sem antes a conclusão do processo em trânsito em julgado.
Já no primeiro discurso, após ter sua liberdade concedida, Lula disse aos militantes e simpatizantes do PT presentes em Curitiba, que o Ministro da Justiça, Sérgio Moro e representantes do TRF4 são um “bando de bandidos e, que se colocassem eles dentro de um liquidificador e batesse, não sairia nem dez por cento de sua honestidade”, declarou o ex-presidente.
Lula ainda informou que já no sábado(9) irá se reunir em São Paulo com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e depois irá rodar pelo Brasil.
Eleições:
Condenado em primeira e segunda instância, o ex-presidente Lula não poderia ser candidato a um cargo público porque isso contraria a Lei da Ficha Limpa, que declara inelegíveis os candidatos condenados em segunda instância.