A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), entregou na última terça-feira (15), na região da Penha, zona leste da capital, o Centro Dia para Idosos (CDI) Penha. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
O CDI é destinado aos idosos que estejam em situação de vulnerabilidade social e necessitam de cuidados. O serviço oferece atividades socioassistenciais durante o dia, enquanto os familiares estão trabalhando ou estudando e não podem cuidar adequadamente da pessoa idosa. O familiar deixa o idoso pela manhã e depois busca no final da tarde.
De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Berenice Giannella, a família pode trabalhar durante o dia enquanto a Prefeitura cuida do idoso, além da melhora da qualidade de vida. “Com o serviço, os idosos ficam menos solitários e por consequência, menos doentes”, explica.
No CDI são oferecidas refeições, atividades de lazer e cultura, em um espaço físico que possui banheiros adaptados, área de descanso, sala de convivência e enfermaria. Os idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar que constitui por nutricionista, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores, enfermeiro e equipe técnica especializada.
O Centro Dia para Idosos (CDI) Penha serviço é administrado pela SMADS por meio de parceria com a Organização da Sociedade Civil com repasses mensais de R$ 93 mil, e tem capacidade para acolher um grupo de até 30 idosos, que poderão ser encaminhadas a demais políticas públicas municipais.
O mobiliário da casa é adquirido pela Secretaria e por verba de implantação. O imóvel tem acessibilidade e conta um refeitório, uma cozinha, 6 banheiros (2 com acessibilidade), enfermagem, salas de: atividade coletiva, administração, terapia ocupacional, TV e acolhida e a área externa.
Em São Paulo, existem atualmente, 19 Centros Dia para Idosos (CDI) com 570 vagas e de acordo com o Plano de Metas 2021/2024 há a previsão de implantar 16 novos CDIs. No total, a capital dispõe de 132 serviços com mais de 15 mil vagas em diversos tipos de equipamentos para garantir os direitos e assegurar a convivência familiar e comunitária à população idosa.
por Mônica Quiquinato
Fotos: Wagner Origenes
Veja mais matérias em nosso portal