A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encerrou na sexta-feira (31/05) a campanha de vacinação contra a gripe aos grupos prioritários. Mais de 2,7 milhões de doses da vacina contra influenza foram aplicadas desde o início da campanha, no dia 10 de abril. A partir desta segunda-feira (3/6), as doses remanescentes estão disponíveis para a população em geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
Mesmo com o final da priorização a SMS recomenda que as pessoas dos grupos elegíveis que ainda não tomaram a vacina aproveitem essa fase aberta da campanha e compareçam à uma Unidade Básica de Saúde, o quanto antes, para garantir a imunização. A meta da SMS é atingir 90% de cobertura da população pertencente aos grupos mais vulneráveis ao virus. Até o último dia 30, a cobertura alcançou 69,7%.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). Os interessados em receber a dose devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e apresentar um documento de identificação e, sempre que possível, a carteira de vacinação e cartão do SUS. A COVISA – Coordenadoria de Vigilância em Saúde recomenda que as pessoas alérgicas a ovos ou componentes da vacina passem por uma avaliação médica criteriosa antes de optar pela vacina. O munícipe que estiver com febre deve adiar a aplicação e em caso de dúvidas os profissionais das UBS podem prestar a orientação necessária.
De 22 de abril a 31 de maio (data de encerramento da ação), foram incluídos outros grupos com maior exposição ao vírus ou mais vulneráveis a seus efeitos: trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores de escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional. Durante todo o período da campanha, os munícipes podem ainda atualizar a caderneta de vacinação de crianças, gestantes e puérperas.