Depois de mais de cinco meses de interrupção, devido à pandemia do coronavirus, a prática de atividades físicas, começa a voltar ao normal no Brasil e o esporte de alto rendimento também começa a retomar seu ritmo no mundo.
Aos poucos, as grandes ligas esportivas estão se organizando e retomando os calendários interrompidos no final de fevereiro e início de março.
Apesar do retorno de muitas modalidades, aquelas praticadas em centros urbanos, academias e as próprias maratonas e corridas de rua, ainda estão se estabilizando, cada uma a seu tempo, de acordo com os decretos estabelecidos em cada cidade, e por isso, também precisam se preparar para alcançarem o seu melhor ritmo com o menor risco de traumas, em seu retorno total.
Um dos principais desafios para esse retorno é a preparação dos atletas, profissionais e amadores, depois de mais de três meses sem exercícios adequados para atividades de alto rendimento.
Sem tempo para uma preparação adequada e uma pré-temporada completa, o risco de lesões é alto e alguns cuidados especiais precisam ser tomados.
“Depois de muito tempo parado, as lesões são um ponto de muita preocupação, pois o esporte de alto rendimento exige muito do físico dos atletas. Para reduzir os riscos é muito importante que aconteça uma preparação prévia com o aumento gradual de atividades, até que encontrem o ritmo e condição física ideal.” – Dr. Samuel Lopes, médico ortopedista, especialista em traumas do esporte.
Fazer atividade física regularmente e praticar esportes é extremamente saudável e muito importante para a qualidade de vida, porém muitas dessas atividades e esportes, exigem muito do joelho. Essa exigência, acaba nos colocando em riscos de lesões e por isso, é muito importante, principalmente neste retorno, a prevenção.
Especialista em Trauma do Esporte e em Cirurgias do Joelho, o Dr. Samuel Lopes, vai nos dar três estratégias importantes para a prevenção de lesões na prática esportiva:
#1 FORTALEÇA A MUSCULATURA
Músculos mais fortes ajudam a diminuir a sobrecarga sobre a articulação e sobre estruturas como os tendões, que são uma sede muito frequente das lesões, em especial naqueles esportes que tem associação com a corrida, os de impacto e os de repetição.
O músculo da região anterior da coxa, o quadríceps é um músculo muito importante, mas ressalta-se a importância de outros grupos musculares como o complexo posterolateral do quadril, sendo neste o caso o glúteo médio o mais importante, os músculos do core abdominal e, também os músculos intrínsecos do pé. Todos devem ser trabalhados quando falamos de proteção do joelho e dos movimentos que os esportes e as atividades físicas demandam, ressalta o Dr. Samuel Lopes.
É importante entender que cada Esporte vai demandar para o joelho, um treino específico e para isso, o acompanhamento profissional para montar uma ficha de treinamento, exercícios e estratégias mais adequadas para cada pessoa, é fundamental, bem como o fortalecimento muscular é imprescindível para a prevenção destas lesões.
#2-FAÇA AQUECIMENTO ANTES DA ATIVIDADE FÍSICA
Muitas pessoas associam a prática do alongamento antes do exercício físico, como uma estratégia para prevenção de lesões, mas não existem trabalhos que apontem a real eficácia dos alongamentos antes dos treinos para a prevenção de lesões.
Por outro lado, um aquecimento dinâmico, ou seja, movimentos que preparem o corpo, as estruturas musculares e as articulações para realização das práticas esportivas, vão te proteger das lesões.
Para a prática de corrida, crossfit, futebol e futevôlei, dentre outros, os movimentos específicos dos músculos e articulações que você mais vai utilizar durante a prática, são recomendáveis. Ainda que sejam movimentos de alongamento, estes precisam ser mais dinâmicos para aquecer o corpo e também aumentar a frequência cardíaca, ajudando o indivíduo a ficar pronto para realizar a atividade em questão.
#3- FAÇA EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS
É muito importante a associação de exercícios proprioceptivos à sua rotina de treinos.
Propriocepção é um termo médico que define a capacidade do corpo em reconhecer a sua posição e a sua relação com o espaço.
A partir dessa propriedade, ou seja, fazer com que nosso corpo se localize espacialmente, conseguimos realizar movimentos sem que tenhamos que olhar o tempo todo para onde estamos indo ou para onde vamos pisar.
Conseguimos realizar repetição de gestos específicos ao longo das atividades, sejam elas cotidianas ou mesmo nas atividades esportivas, explica o especialista, Dr Samuel Lopes.
Trazendo para parte prática do dia a dia dos esportes, seria desta forma: Um corredor de rua está numa trilha e encontra um obstáculo. Com a prática de exercícios proprioceptivos, ele facilmente muda de terreno, o corpo se adapta ao tornozelo, ao pé, aos pequenos giros, o corpo entende a superfície e ele consegue realizar aquela atividade com as articulações e o corpo mais protegidos.
Quando se está mais treinado em relação à propriocepção, ao controle do movimento e ao seu equilíbrio, ficamos mais longe de ter entorse do joelho ou entorse do tornozelo.
Neste caso, estamos falando da prevenção de lesões na corrida, mas o mesmo vale para qualquer esporte, como o levantamento olímpico, o arremesso, com treinos específicos de acordo com a modalidade e gesto esportivo realizado. Quando se associa velocidade, deslocamento, trocas de direção ao longo das atividades, quanto maior a capacidade de reconhecimento espacial, de resposta aos terrenos e aos contatos, ou seja, a propriocepção, mais longe está de ter uma lesão.
Para quem quer evoluir nos esportes ou mesmo quem já teve uma lesão ou está no processo de reabilitação, é preciso inserir exercícios em que haja instabilidade, mudanças de direção, superfícies instáveis para que a resposta neurossensorial seja treinada, a fim de que haja uma melhora da capacidade proprioceptivo da pessoa.
E para quem nunca teve uma lesão, fazer esse tipo de trabalho também vai atuar na prevenção da ocorrência de uma lesão.
Prepare-se e Previna-se!
Esta é a hora.
Dr. Samuel Lopes,
médico, especialista e referência
em trauma do esporte
Veja mais matérias em nosso portal
1 comments
Manuel Carlos de Sousa
25 de setembro de 2020 at 16:51
Excelente matéria, ainda mais aos amadores que ficaram parados e acham que podem voltar com tudo!