Estuprador é primeiro foragido preso pelo sistema do Smart Sampa de reconhecimento de placas de veículos

29 de abril de 2025930
Site 800 X 600
Homem, de 68 anos, era procurado desde julho de 2024 pelo crime, cometido no Paraná, e foi preso em frente ao seu local de trabalho

A Guarda Civil Metropolitana (GCM) prendeu na manhã desta segunda-feira (28) um foragido da Justiça de 68 anos procurado desde julho de 2024 pelo crime de estupro no Paraná. A captura foi possível graças ao sistema de monitoramento inteligente Smart Sampa, que emitiu um alerta ao identificar um veículo registrado em nome do procurado circulando pela Rua Raimundo Correia, na Vila Invernada, Zona Leste. Com esse caso, o Smart Sampa já ajudou na prisão 1.065 criminosos que estavam foragidos da Justiça, dos quais 747 somente nos 117 dias deste ano, uma média de 6 prisões por dia.

Equipes que patrulhavam a região localizaram o veículo a cerca de 300 metros da câmera que reconheceu a placa. O homem, que havia estacionado em frente ao local onde trabalha, estava do lado de fora do carro no momento da abordagem. Após confirmar que o veículo pertencia a ele, os agentes constataram que se tratava do foragido.

Toda a ação, desde a emissão do alerta às equipes da GCM até a abordagem do criminoso, durou apenas 20 minutos. O homem foi conduzido ao 42º Distrito Policial, no Parque São Lucas, onde a prisão foi confirmada pela autoridade de plantão. O veículo ficou provisoriamente sob a responsabilidade do patrão do foragido, e a filha dele foi acionada para reaver o automóvel.

A Prefeitura de São Paulo assinou no começo deste ano um convênio com o governo federal para integrar seu sistema de câmeras de segurança com a plataforma Córtex, base de dados nacional sobre veículos roubados e furtados. Nos últimos dias, o sistema de alerta de placas do Smart Sampa começou a atuar de forma oficial e já contabiliza cinco ocorrências bem-sucedidas — quatro envolvendo a recuperação de veículos roubados ou furtados e, agora, o primeiro caso de captura de um foragido da Justiça.

Smart Sampa 
Os dados do programa Smart Sampa, maior e mais completo sistema de monitoramento por câmeras da América Latina, estão disponíveis no Prisômetro, placar de LED instalado em frente à central de monitoramento do Smart Sampa, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, que fornece à população, em tempo real, como medida de transparência, os números de foragidos da Justiça capturados, presos em flagrante e desaparecidos localizados por meio do Smart Sampa.

Desde o ano passado, também foram registradas 1.944 pessoas prisões em flagrante e 61 desaparecidos foram encontrados com auxílio das câmeras.

Com aprovação de 89% da população, segundo pesquisa IPESPE divulgada neste mês, o programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos.

Entre esses foragidos reconhecidos por uma das 25 mil câmeras do Smart Sampa distribuídas pela cidade e presos em seguida, estão assassinos, estupradores, ladrões de banco, integrantes de facções criminosas e até da máfia chinesa, que, agora, além de pagarem por seus crimes, deixam de circular pelas ruas da cidade, o que evita que cometam novos delitos.

Veja mais matérias em nosso portal, clique AQUI!

Alexandre Bueno

Jornalista/Editor Geral


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Sobre


O jornal Infoleste surgiu em Maio de 2012, com o propósito de agregar e fortalecer a imprensa regional e, ao mesmo tempo, ser um canal entre a comunidade da Zona Leste e os órgãos públicos, levando até eles as reivindicações da população e trazendo as respostas dos órgãos competentes.


Rua Rio da Bagagem, 78 – Vila Matilde – São Paulo – SP

(11) 2654-0983

atendimento@infoleste.com.br



Newsletter


    Categorias