Diariamente inúmeros acontecimentos podem ser sentidos como situações ameaçadoras ou perigosas, provocando desconfortos, intranquilidades, medos e uma situação de tensão. Quando isto acontece estamos diante de fatores estressores que mesmo podendo causar malefícios é indispensável para a vida, desde que em grau mínimo.
É justamente por meio da reação do organismo ao estresse que condições de sobrevivência são favorecidas, tais como um impulso para enfrentar, fugir ou paralisar diante de um perigo ou algo desconhecido, assim como as dificuldades de um modo geral. Mas como para tudo há um limite, importa lembrar que nosso organismo se inclui nessa regra, no entanto, parece que as pessoas não estão atentas a isto, considerando que a Organização Mundial da Saúde registrou o estresse como uma epidemia global que atinge mais de 90% da população mundial.
Quando sentido em grau intenso, de forma crônica ou aguda, pode causar um desequilíbrio do EU Biológico, Psicológico, Social e Espiritual provocando patologias diversas, inclusive letal. Nestas condições algumas reações são comuns: agressividade, perda de interesse pelo trabalho, tensão muscular, distúrbio do sono, dores generalizadas, consumo elevado de substâncias, risco de suicídio, dentre vários outros que podem afetar os sistemas circulatório, digestório, respiratório e imunológico.
A boa notícia é que há meios para prevenir e controlar o estresse, para tanto, basta lembrar de alguns cuidados básicos que são: praticar exercícios físicos, ter hábito de boa alimentação e dormir bem. Como exemplo causado pelo estresse crônico no trabalho, temos a Síndrome de Burnout, que significa um esgotamento profissional que leva a um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema e que não foi bem cuidado.
Assim para garantir uma Qualidade de Vida satisfatória é preciso fazer uma ‘Pausa’, para “repensar os seus hábitos, rever sua agenda e se colocar como prioridade”.
Por Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA
Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental
Veja mais matérias em nosso portal