Os passageiros que ainda utilizam cartões sem cadastro terão um mês, até o dia 16 de julho, para associar um CPF válido ao seu Bilhete Único para continuar comprando créditos normalmente. Após essa data, não será mais possível fazer a recarga de créditos em cartões que não tenham o CPF associado. Durante esse período de transição, o passageiro só precisa associar seu CPF ao cartão no site da SPTrans. Não é preciso sair de casa, basta acessar www.sptrans.com.br/trocabilhete ou www.sptrans.com.br/cadastro.
A partir de 1º de setembro, estes bilhetes não aceitarão mais compras de crédito comum. O passageiro terá que fazer um Bilhete Único personalizado, com nome impresso. Desta forma, quem ainda não tem um cartão deste tipo terá tempo hábil durante os próximos meses para providenciar a substituição. Os créditos remanescentes no seu bilhete sem cadastro não serão perdidos, pois serão transferidos para o cartão cadastrado no mesmo CPF ao qual ele for associado.
O objetivo é reforçar as medidas de combate a fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros. A associação dos cartões antigos a um CPF é a forma de identificar quem está utilizando cartões, garantindo maior segurança para o sistema de bilhetagem eletrônica. Os novos bilhetes possuem tecnologia mais moderna e segura.
Como identificar se preciso trocar o cartão
Para saber se seu cartão faz parte desta regra, basta verificar se no verso do bilhete o seu número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. Para saber se seu cartão já está associado a um CPF, consulte no link www.sptrans.com.br/consultabilhete utilizando o número do seu CPF ou do seu Bilhete Único.
Como associar seu cartão a um CPF:
Serão disponibilizadas as seguintes formas para associar o número do seu cartão a um CPF:
– No site da SPTrans por meio do link www.sptrans.com.br/trocabilhete, onde não é preciso login;
– No site da SPTrans por meio do link (sptrans.com.br/cadastro), acessando com usuário e senha;
– Em um dos postos de atendimento da SPTrans localizados nos terminais de ônibus municipais, cuja relação está disponível no site www.bilheteunico.sptrans.com.br/comumRecargaPostos.aspx.
Bilhete Único Personalizado
Para adquirir um Bilhete Único de forma gratuita, basta realizar um cadastro pelo site da SPTrans (www.sptrans.com.br/cadastro) e retirar o cartão na mesma hora em um dos 34 postos da SPTrans que realizam o serviço. Personalizado com nome e CPF do usuário, esse tipo de cartão tem a vantagem de poder ser carregado com créditos dos tipos Comum, Estudante, Vale-Transporte e Mensal.
Todas as informações de como se cadastrar ou adquirir o Bilhete Único nos postos e terminais estão disponíveis no site www.sptrans.com.br e nos postos/terminais da SPTrans.
Calendário
Para quem tem o Bilhete Único sem cadastro, deverão ser adotados os seguintes passos:
– A partir de 16 de julho: não serão aceitas recargas em cartão sem CPF associado. Passageiro deve fazer a associação no site da SPTrans;
– A partir de 1º de setembro: não serão mais aceitas recargas em todos os cartões do Bilhete Único sem cadastro, com ou sem CPF associado;
– A partir de 1º de setembro: os 2,6 milhões de cartões ativos do Bilhete Único sem cadastro passam a deixar de ser aceitos gradativamente nos ônibus;
– Os créditos remanescentes destes cartões poderão ser transferidos para o cartão personalizado do titular, após sua emissão.
Veja mais matérias em nosso portal