O Serviço de Assistência Social às Famílias (SASF) Jacuí – Casa da União, Zona Leste de São Paulo, oferece uma oficina de tranças com aulas semanais para cerca de 15 atendidas. Ao todo, a oficina tem três meses de duração e todos os participantes recebem um certificado no fim do processo.
Durante as aulas, acontece um revezamento entre as atendidas para que todas possam treinar as habilidades e servir de modelo para as colegas. No processo são utilizados materiais oferecidos pelo SASF para que elas aprendam os métodos de tranças soltas e rasteiras. A oficineira, Salete Aparecida da Silva, explica que “todos os modelos de tranças são vistos como novidade pelas alunas e elas gostam muito de aprender, por isso eu ensino o máximo de opções”.
A oficina é muito procurada por conta da possibilidade de geração de renda e por elevar a autoestima das atendidas, o que promove autonomia e permite que elas enxerguem o futuro com mais confiança e independência. Ainda durante as aulas, Silva conta as histórias por trás das tranças e a importância histórica dos penteados. “Elas foram ensinadas através de gerações para as mulheres escravizadas como forma de proteção e defesa, já que serviam como mapas para fugas e como esconderijo para sementes”, comenta.
Atualmente também existe uma turma que acompanha a oficina remotamente através de uma transmissão ao vivo da mesma aula que é oferecida presencialmente. Esse grupo tem cerca de 30 pessoas que também recebem os materiais e aprendem as técnicas das tranças. O objetivo é que todos participem das aulas presenciais quando o retorno total acontecer.
Veja mais matérias em nosso portal